Na eleição mais apertada do Brasil de todos os tempos, o ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao poder após 12 anos depois de garantir 50,9% dos votos do país. Será seu terceiro mandato, não consecutivo. Jair Bolsonaro é o primeiro presidente democraticamente eleito do Brasil a não ganhar um segundo mandato.

Em seu discurso de vitória no domingo à noite em um hotel na maior cidade do país, São Paulo, Lula, de 77 anos, falou sobre a reunificação de um país altamente dividido, dizendo que “há apenas um Brasil”, um feito que parece improvável, já que Lula enfrentará forte oposição no Congresso, Senado e Estados.

Embora ainda seja cedo para avaliar todas as implicações da eleição de Lula, aqui estão algumas conclusões imediatas relevantes para a economia global.

real brasileiro foi uma das poucas moedas do mundo a ganhar terreno em relação ao dólar americano este ano, cerca de 5%.

A base taxas de juros no país está em 13,75%, e a inflação, de fato, diminuiu nos três meses anteriores. O Desemprego também tem tendência de queda, e as estimativas do PIB foram revisadas para cima, um sinal de que a economia geral permanece resiliente diante da atual crise global.

O Brasil também é menos afetado pela invasão russa da Ucrânia devido à sua dependência energética de fontes renováveis, principalmente hidrelétricas. Gás natural compreende menos de 10% da matriz energética do país.

Esses fatores fizeram do mercado de ações brasileiro um dos principais desempenhos globais do ano, com o benchmark iBovespa subindo 10% no acumulado do ano. O benchmark também vem colhendo os frutos dos altos preços das commodities devido à sua forte exposição a empresas agrícolas e petrolíferas.

Especialistas afirmam que a combinação do programa de governo de Lula com a atual situação econômica do país representa um grande desafio para o futuro.

Resultado final

Não será fácil avaliar o grosso da política de Lula enquanto seu ministro da Economia permanecer desconhecido do público em geral. “Hoje, o Brasil está muito bem posicionado economicamente, principalmente em comparação com as principais economias emergentes” disse um investidor.

Por fim, quaisquer mudanças potenciais na cadeia produtiva de alimentos do Brasil podem impactar significativamente um mercado global já tenso. Será interessante observar como os mercados de commodities agrícolas reagirão a curto e médio prazo.

Preciso de ajuda? Converse conosco