Produção

A produção de aço bruto foi de 16,7 milhões de toneladas no acumulado do primeiro semestre de 2017, o que equivale a um aumento de 12,4% quando comparado com o ocorrido no mesmo período de 2016. Importante ressaltar que a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) iniciou suas operações no segundo semestre do ano passado. Dessa forma, ao analisar a variação dos indicadores do primeiro semestre de 2017 (que incorpora a produção da CSP) e comparar com o mesmo período do ano anterior, quando a CSP não estava no mercado, há superestimação das variações positivas nos dados de produção de aço bruto e semiacabados. A produção de laminados foi de 10,9 milhões de toneladas, um acréscimo de 7,1% frente ao acumulado nos mesmos meses de 2016.

Consumo

O consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos foi de 9,2 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2017. Comparando com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 2,8%.

Vendas

As vendas internas foram de 8,1 milhões de toneladas de janeiro a junho de 2017, uma queda de 2,0% em relação ao mesmo período de 2016.

Importações

As importações cresceram 64,1% no acumulado de janeiro a junho de 2017 comparativamente ao mesmo período do ano anterior, totalizando 1,2 milhão de toneladas. Esse volume resultou em US$ 1,1 bilhão de importação, uma alta de 41,0% na mesma base de comparação.

Exportações

As exportações foram de 7,3 milhões de toneladas ou US$ 3,7 bilhões no semestre, o que significa crescimento de 9,2% em volume e de 45,1% em valor na comparação com o primeiro semestre de 2016. Também em relação às exportações, os resultados foram impactados pela entrada em operação da CSP no segundo semestre do ano passado, cuja produção é destinada majoritariamente ao mercado externo. Assim os números acabam inflados pela diferença na base de comparação.

Para mais informações acesse o link <http://www.acobrasil.org.br/site/arquivos/estatisticas/ESTATIS%20PDF/Preliminar_Julho_2017.pdf>.

Fonte: Instituto Aço Brasil

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preciso de ajuda? Converse conosco