O governo da China prometeu que irá manter “ordem” no mercado de minério de ferro em um encontro na semana passada com produtores de aço do país, que reclamam dos preços recorde da matéria-prima, segundo uma fonte que participou do encontro.

Mais de uma dúzia de representantes de departamentos de governo e siderúrgicas, incluindo China Baowu Group, Ansteel Group e Jiangsu Shagang Group, além de casas de trading, associações industriais, consultorias e representantes da bolsa de Dalian, reuniram-se no Ministério de Indústria e Tecnologia da Informação na quinta-feira, segundo a fonte.

“Os representantes do governo disseram que apoiam a afirmação da indústria sobre seus direitos e irá resolutamente manter a ordem no mercado”, disse o participante, que pertence à Associação de Ferro e Aço da China (CISA) e não quis ser identificado.

Os reguladores de mercado chineses prometeram que irão apertar a supervisão sobre os fluxos financeiros no mercado de futuros de minério de ferro administrado pela Bolsa de Dalian, segundo a fonte.

Eles também avaliarão se empresas estão utilizando entidades relacionadas para realizar negociações na bolsa, o que violaria regras do mercado. Mas as atuais regras da bolsa de Dalian para negociações não serão alteradas, afirmou.

Os futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian dobraram de valor desde o início de 2019. Nesta terça-feira, o contrato mais negociado, para setembro, subiu para um recorde de 924,5 iuanes (134,47 dólares) por tonelada.

O salto aconteceu após cortes na produção em importantes minas no Brasil e na Austrália após o rompimento de uma barragem da mineradora brasileira Vale e um ciclone na Austrália Ocidental.

A reunião na quinta-feira seguiu-se à criação de um grupo liderado por oito empresas de aço, que representam 30% da produção chinesa, para pedir ao governo que investigasse fatores “extra mercado” que poderiam ter levado ao rali de preços do minério de ferro.

Representantes da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e da agência estatal de administração de regulação do mercado também participaram da reunião na quinta-feira.

As siderúrgicas, a CISA, a bolsa de Dalian e os órgãos de governo não responderam pedidos da Reuters por comentários sobre o encontro.

Fonte: Reuters 
Seção: Mineração 
Publicação: 16/07/2019

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preciso de ajuda? Converse conosco