A China continuará se esforçando neste ano para cortar seu excesso de capacidade de produção siderúrgica, informou o vice-ministro da Indústria e Informatização na sexta-feira.

Xu Lejiang fez o comentário em uma coletiva de imprensa ao responder uma pergunta sobre as medidas governamentais futuras depois do aumento recente no preço do aço. “A decisão do governo de diminuir o tamanho do setor siderúrgico não será alterada, e os esforços não diminuirão”, disse.? Xu enfatizou que o ano 2017 será um período importante para o corte de capacidade.

As companhias siderúrgicas chinesas sofreram em 2015 com a queda de preços atribuídos ao fornecimento excessivo, com perdas enormes em toda a indústria. O governo reagiu rapidamente com uma série de medidas que gradualmente reviveu o setor.

O índice referencial, Índice de Preço de Aço da China, registrou uma queda de 76,5% para 99,51 pontos durante todo o ano de 2016, com recuperação dos preços nos mercados à vista e de futuros. “As companhias lucrativas registraram o dobro de lucros combinados em comparação com o ano anterior, enquanto as não proveitosas diminuíram suas perdas em 51%”, acrescentou. O vice-ministro prometeu continuar estimulando o setor neste ano, incluindo medidas como a redução de produtos de aço de baixa qualidade e anular ainda mais a capacidade de produção que está fora da época ou abaixo do padrão atual. Além disso, as autoridades se focarão nas “companhias zumbi” que geram perdas, especialmente para lidar com a dívida e trabalhadores deslocados, finalizou.

O corte de capacidade excessiva tem sido uma das prioridades na agenda da reforma, desde que passou a pressionar o desempenho econômico geral do país. No total, 65 milhões de toneladas de capacidade foram cortadas no ano passado, ultrapassando o objetivo oficial de 45 milhões de toneladas. A China planejou reduzir um total entre 100 e 150 milhões de toneladas de produção siderúrgica entre 2016 e 2020.

 

Fonte: CRI Online

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preciso de ajuda? Converse conosco