Produção de perfis para light steel frame teve aumento de 2% em relação ao ano anterior, apesar do pessimismo no setor da construção civil.
A pesquisa “Perfil dos Fabricantes de Estruturas de Aço”, realizada em parceria com a ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica – está em sua 5ª edição. O estudo tem como ano base o ano de 2015 e busca mostrar o cenário atual do perfil desses fabricantes, fazendo comparações com os anos anteriores.
Entre as principais novidades trazidas este ano está o aumento no número de empresas participantes dessa pesquisa, chegando a um acréscimo de 27% em relação ao ano anterior, com um total de 324 empresas pesquisadas. A pesquisa aponta que 93% dessas empresas projetam crescimento no ano 2016, sendo que, entre elas, 59% pretendem crescer entre 5,1% a 10,0%. A produção no ano 2015 chegou a 1,234 milhão de toneladas de estruturas em aço, com faturamento estimado dessas empresas de cerca de 6,9 bilhões de reais. Essas empresas empregaram ainda 20,9 mil funcionários.
“Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Light Steel Frame & Drywall”, realizada em parceria com o ICZ – Instituto de Metais Não Ferrosos – está em sua 3ª edição e também tem como ano base o ano de 2015.
Essa pesquisa aponta que, na contramão dos estudos realizados no país sobre a construção civil, que têm mostrado constantemente dados negativos, os dados levantados apontam índices positivos em relação a esses fabricantes. Essa análise reforça a premissa de que em tempos de crise novos sistemas chegam como solucionadores de problemas.
Como exemplo, a produção de perfis galvanizados para light steel frame aumentou 2% em relação ao ano anterior (2014), chegando a 46.190 toneladas no ano 2015. Esses perfis foram em sua grande maioria empregados em edificações industriais. A capacidade produtiva passou de 48% para 50% no seu nível de utilização.
Já a produção de perfis para drywall apresentou acréscimo de 0,4%, chegando a 98.290 toneladas. Esses perfis foram em sua grande maioria empregados em edificações comerciais. A capacidade produtiva passou de 66% para 67% no seu nível de utilização. Os fabricantes de perfis para light steel frame e para drywall empregaram 1.300 pessoas e faturaram cerca de 496 milhões de reais, um acréscimo expressivo de 24% em relação ao ano anterior, e projetam crescimento em 2016.
O CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço é uma entidade gerida pelo Instituto Aço Brasil. Fundado em 2002, procura ampliar a participação da construção em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico.

Fonte: Fator Brasil

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de ajuda? Converse conosco